Ex-futebolista turco foge do regime de Erdogan e agora conduz um Uber em Washington

Authored by record.pt and submitted by aguadovimeiro
image for Ex-futebolista turco foge do regime de Erdogan e agora conduz um Uber em Washington

Hakan Sukur, o jogador turco que marcou o golo mais rápido na história dos Mundiais, vive em Washington e conduz um Uber para viver. O futebolista conta numa entrevista à revista 'Focus' alemã como o regime de Erdogan congelou todos os seus ativos, depois de uma perseguição em que até o seu pai foi detido.

Sukur começou por se juntar ao partido de Erdogan (o AKP), mas saiu pouco depois, desiludido com os escândalos de corrupção. Aí começaram as dores de cabeça. Os seus ativos foram congelados e o ex-jogador, hoje com 48 anos, teve de fugir para os Estados Unidos, em 2015. O pai foi preso, acabando por ser libertado por sofrer de cancro, doença da qual também padecia a sua mãe.Não pôde arrendar as suas propriedades, com medo que o regime levasse a cabo represálias contra os inquilinos e teve de fechar um café que entretanto abrira nos Estados Unidos, depois de ter sido intimidado por indivíduos suspeitos."Estou a começar a trabalhar agora, não tenho nada em nenhuma parte do Mundo. O Erdogan tirou-me tudo, o meu direito à liberdade, o direito a me explicar, a me expressar, a trabalhar...", contou, adiantando que o partido "aproveitou-se" da sua popularidade."Atiraram pedras à loja da minha mulher, os meus filhos foram assediados na rua, recebi ameaças depois de cada declaração que fiz. Quando deixei o país prenderam o meu pai e tudo o que eu tinha foi confiscado. É um momento difícil para eles [para os pais]. Todas as pessoas que estão relacionadas comigo passam por dificuldades financeiras", acusa o antigo jogador, que passou pelo Parma, Inter, Torino, Galatasaray, entre outros.Hakan Sukur recorda os primeiros tempos, quando se juntou ao AKP. "Na altura a Turquia era um país que estava em conformidade com os padrões da União Europeia e recebeu, inclusivamente, um grande investimento da Europa. Mas a política de Erdogan levou à rigidez e foi adotada uma política com orientação para o médio Oriente, em vez de ser para a Europa", lamentou.

rapper_rick on January 13rd, 2020 at 14:14 UTC »

Does he still hold the record for fastest goal in WC? The one against Korea in 2002?

manguito86 on January 13rd, 2020 at 13:51 UTC »

With his sports background, how isn't he working in some club or academy?

_JohnMcClane on January 13rd, 2020 at 13:00 UTC »

The "Shaban of Torino" who went to Torino in 1995 and could only last a few months or even less after getting homesick. Back then he had friends in Turkey delivering food from one of the high end kebab restaurants in Istanbul to Torino every few days and he married a girl he was in love with but who didn't love him by having Turkey's prime minister of the era Tansu Çiller intervene and his wedding performed by Erdogan as Istanbul mayor at the time.

Now he drives Uber. What a fall from grace..